quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Normalmente, as pessoas têm incrustado na consciência que o Carnaval, além de ser o feriado mais prolongado do ano, gira em torno de viagens incríveis, bebedeiras, all-night-long, ninguém é de ninguém e esquecer que o mundo existe. Mas é claro que nem todos fazem as malas e perdem horas em estradas e muito menos adoram essas festividades. Muito pelo contrário: tem gente que dedica esses sagrados dias à colocar a cabeça e as mãos para trabalhar.

É o que acontece no Carnaval Revolução, que em sua sétima, e última, edição (antes realizado em Belo Horizonte) convida os paulistas que ficarão pela cidade - e qualquer interessado de outras localidades - a participar de três dias dedicados a palestras, shows, debates e oficinas sobre assuntos mais do que relevantes (essenciais!) de nossos dias. Veganismo, anarquismo, punk, gêneros, mídia, meio-ambiente e todo o tipo de contracultura de grupos independentes fazem parte da agenda de discussão. Tudo no esquema faça-você-mesmo.

As atividades serão realizadas no Espaço Impróprio (R. Dona Antônia de Queirós, 40) e na E.E. Profª Marina Cintra (R. da Consolação, 1289), dias 2, 3 e 4 de fevereiro. A entrada para cada dia custa R$6,00, há alojamento em frente ao local para quem vier de fora e toda a alimentação vendida será vegana. Além de tudo isso, um aviso importante: sem drogas ou álcool no local e ao fumar seu cigarro use o bom senso.

Enquanto no país inteiro é comemorado o Carnaval-esbórnia, em pequenos espaços paulistanos será comemorado um Carnaval consciente.

Para saber mais:

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

São Paulo em números

A cidade de São Paulo possui:

10,8 milhões de habitantes
5,9 milhões de veículos
280 salas de cinema
71 museus
15 mil bares
12.500 restaurantes
91 mil ruas
5.500 semáforos
349 mil placas de trânsito
240 mil lojas
800 linhas de ônibus.

Incrível.

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Pintassilgo

Pesquisando imagens do Dr. Strangelove no Google, acabei achando um site muito legal, (que despertou meu lado mulherzinha consumista), onde vende almofadas com estampas baseadas em cartazes de filmes. Tem desde Laranja Mecânica e O Poderoso Chefão, até Almodóvar e Amélie Poulin. A loja é de Florianópolis, mas dá para comprar pelo correio. Vai a dica:

http://www.pintassilgo.com.br/

Stanley Kubrick - Dr. Strangelove (1964)


Mas, precisamente, senhor Presidente, não só é possível, é essencial. Essa é a idéia exata dessa máquina. Intimidação é a arte de produzir no inimigo o medo de atacar. E assim, graças ao processo decisório automatizado e irrevogável que exclui a interferência humana, a Máquina do Juízo Final é aterradora, simples de entender e completamente confiável e convincente.


Às vezes me pergunto se não há mesmo no mundo uma Máquina do Juízo Final. Se Kubrick é capaz de idealizá-la para um filme, porque algum Dr. Strangelove da atualidade não poderia se incumbir da missão de construí-la?

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

David LaChapelle

Tempo há bastante, o que me falta é inspiração e disposição para escrever algo. Mas, para não deixar morrer, sugiro aqui um evento cultural:

Exposição do fotógrafo David LaChapelle
Heaven to Hell: Belezas e Desastres
A mostra fica em cartaz no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura (Av. Europa, 218, tel.: 3081.8611) de 23 de janeiro a 5 de fevereiro.
De 3ª. a domingo, entre 10h e 19h, no Grande Salão e no Lobby do museu.

Uma das minhas fotos preferidas:


Tommy Lee

terça-feira, 8 de janeiro de 2008


A vida é bela, o sol e a estrada amarela...
(Chico Buarque)